Notícias

Acesse o conteúdo disponível da área de Notícias:

Últimas Notícias

39º CIOSP: palestra fala sobre os diagnósticos por meio da saliva

No terceiro dia do 39º CIOSP, a palestra “Saliva e a revolução no diagnóstico em saúde”, integrada ao módulo da Gestação à Maturidade, da Programação Científica do 39º CIOSP, ministrada pela cirurgiã-dentista Dra. Debora Heller, disserta sobre as possibilidades de análises de exames laboratoriais a partir dos fluidos orais, ou seja, por meio da saliva é possível identificar doenças orais e condições sistêmicas.

A saliva tem função antimicrobiana, antifúngica, antiviral, de lubrificação, de gustação e digestão. Ela tem capacidade de tampão, inibe a desmineralização e remineralização dental, além de todas essas importantes funções que ela exerce na boca. De acordo com os estudos da Dra. Debora, também é possível que diagnósticos sejam feitos a partir da coleta da saliva.

Por meio do fluido oral é possível identificar sinais precoces de doenças virais, autoimunes, bacterianas, câncer, doença pulmonar, renal, oral e HVI, além de proporcionar uma melhora no desempenho esportivo. Um dos trabalhos realizados pela Dra. Debora é com o São Paulo Futebol Clube, em que é possível identificar se o atleta tem possibilidade de lesionar-se durante a partida de futebol, partir dos níveis de cortisol.

A especialista destaca oito pontos benéficos de coletar saliva para realizar exames. São eles: amostra mais fácil de coletar, não invasivo, maioria dos analitos presentes, fácil de descartar, fácil de transportar, melhor marcador, baixo custo e preferência dos atletas.  

“Quando a gente pensa: o que é possível monitorar pela saliva? A minha resposta é sempre: tudo o que eu a gente consegue monitorar através do sangue. E, às vezes, até melhor”, ressalta a cirurgiã-dentista.

Dra. Debora Heller também é cientista e professora assistente de Odontologia na Universidade Cruzeiro do Sul, pesquisadora no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. É doutora em Biologia Oral (PhD) pela Boston University (EUA), mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras especializações.

Achou interessante esta notícia? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834