Foto: A tribuna
O 1ª Fórum de Odontologia e Saúde Bucal reuniu um time de peso para discutir os hábitos da população em relação aos hábitos e cuidados com a saúde da boca e também os aspectos dos atendimentos odontológicos à população no setor público e privado. O encontro, realizado em Santos, na última segunda-feira (31/7), foi promovido pelo Grupo Tribuna e teve apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa feita em cinco municípios da Baixada Santista sobre saúde bucal.
Durante o evento foram realizados três painéis que debateram a relevância da saúde bucal para a saúde integral e o bem-estar da população, além de ressaltar as políticas públicas necessárias para garantir maiores e melhores acessos aos tratamentos odontológicos.
A gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto, foi a mediadora do evento. Na abertura do fórum, ela falou sobre a importância de discutir a sobre saúde pública sob todos os aspectos. “Esta é a primeira vez que a gente faz um evento como esse. Em todos esses meses com campanhas ligadas à saúde, identificamos que falar sobre saúde bucal é falar sobre saúde geral”.
Arminda reforçou a parceria com o CROSP e disse que será veiculado, no jornal A Tribuna, um caderno completo sobre o que foi abordado no fórum.
Em seguida, o presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes, fez suas considerações e ressaltou que a realização de fóruns e seminários são fundamentais para os profissionais da classe e para a população. “São momentos como esses que podermos mostrar os avanços da área e as possíveis soluções que repercutem na saúde da população em geral. Esse é o primeiro fórum realizado aqui na Baixada, que representa as cidades daqui e de regiões litorâneas. Mas, acredito que é importante que sejam feitos eventos como este em outras regiões do estado de São Paulo, para que possamos ter uma fotografia mais próxima da realidade que podemos mostrar”.
Para finalizar os cumprimentos e a abertura do fórum, Dr. Braz explicou o papel do CROSP em relação aos inscritos e frisou que foi a primeira vez que uma cidade reuniu grandes nomes da Odontologia nacional, como o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Juliano do Vale, e a Coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz.