17ª Conferência Nacional de Saúde é lançada com foco na defesa do SUS

Em 5 de outubro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou de forma virtual a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023. A apresentação do evento nessa terça-feira, tem um valor simbólico, já que nessa data em 1988 foi promulgada a Constituição Federal, momento em que foi assegurado que a Saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros e um dever do Estado, em todas as suas esferas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema da conferência será ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’. Esse evento ocorre a cada quatro anos com diversas representações sociais, sendo considerado o maior evento de participação social do País. Seu principal objetivo é assegurar um espaço democrático e controle social para a formulação de políticas públicas eficientes de saúde para o Brasil.