• Câmaras Técnicas e comissões

  • Câmaras Técnicas e comissões

Câmaras Técnicas

Acesse o conteúdo disponível da área de Câmaras Técnicas:

Câmaras Técnicas e Comissões

As Câmaras Técnicas têm função consultiva, de caráter técnico-científico e de assessoramento direto ao Presidente e à Diretoria Executiva do CROSP sobre assuntos científicos relacionados às suas respectivas especialidades odontológicas. Também elaboram e auxiliam na criação e aprovação de folders e outros materiais de divulgação sobre as ações realizadas nas diversas especialidades/habilitações da Odontologia, além de organizar e promover conferências e fóruns sobre o tema de cada área, entre outros assuntos.

Radiologia Odontológica e Imaginologia - Apresentação


A especialidade é uma área específica do conhecimento, exercida por profissional qualificado a executar procedimentos de maior complexidade, na busca de eficácia e da eficiência de suas ações.

No exercício de qualquer especialidade odontológica o cirurgião-dentista poderá prescrever medicamentos e solicitar exames complementares que se fizerem necessários ao desempenho em suas áreas de competência.

O exercício da especialidade não implica na obrigatoriedade de atuação do profissional em todas as áreas de competência, podendo ele atuar, de forma preponderante, em apenas uma delas.

A COMPETÊNCIA DO ESPECIALISTA EM RADIOLOGIA E IMAGINOLOGIA

 

Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.

 

As áreas de competência para atuação do especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia incluem:

·        obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens de estruturas buco-maxilo-faciais e anexas obtidas, por meio de: radiografia convencional, digitalizada, subtração, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, e outros; e,

·        auxiliar no diagnóstico, para elucidação de problemas passíveis de solução, mediante exames pela obtenção de imagens e outros.

 

A ATUAÇÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE RADIOLOGIA E IMAGINOLOGIA

 

A Câmara Técnica de Radiologia tem por fundamento assessorar o Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) em assuntos relacionados a essa Especialidade para elucidar profissionais e a população com informações, orientações e atender a sugestões para melhorias desta área.

 

Um dos objetivos é auxiliar na compreensão da importância na obtenção e interpretação de imagens radiográficas para o correto diagnóstico e elaboração do plano de tratamento odontológico. Todo exame radiográfico tem uma indicação e certamente o benefício para o paciente é primordial.

 

A radiografia, associada ao exame clínico, é a principal ferramenta complementar de diagnóstico para os profissionais cirurgiões-dentistas em qualquer especialidade.

 

As imagens radiográficas servem também como provas documentais de um tratamento, por isso, é de interesse pessoal do profissional ter uma imagem radiográfica inicial antes de qualquer intervenção própria. Finalizado o tratamento, seria ideal obter outra imagem como término do planejamento para proservação do caso.

 

Deve-se ter em mente que esse auxílio não será somente para os profissionais que atendem em grandes cidades, mas também para aqueles que estão locados em distritos com poucos habitantes e também podem usufruir do mesmo suporte.

 

DOMÍNIO DA TÉCNICA

 

Os cirurgiões-dentistas podem entrar em contato com a Câmara Técnica para obter informações e colaborar com sugestões quanto ao engrandecimento desta especialidade.

 

Apesar de a Radiologia ser uma disciplina presente na graduação de Odontologia, o radiologista de ofício se mostra mais preparado para indicar uma melhor técnica radiográfica – por ter cursado a especialização e/ou pós-graduação –, usufruindo de sua vivência profissional na interpretação da imagem radiográfica e estando apto para laudar os resultados obtidos, visando sempre à obtenção da melhor imagem para auxiliar o profissional, contribuindo na elucidação de uma afecção, anomalia ou planejamento cirúrgico, e colaborando assim para o pleno êxito do tratamento do paciente.

 

INTEGRAÇÃO COMPLETA

 

Em 2014, a Câmara técnica tem o intuito de colaborar com o CROSP na divulgação da especialidade, objetivando a ética profissional e o benefício do paciente, propiciando aos profissionais a melhor solicitação de exames específicos.

 

A integração entre as Câmaras Técnicas e os órgãos da classe odontológica enobrece esta profissão, com o cuidado de orientar os profissionais e os estudantes de Odontologia a terem condições de elaborar adequadamente o tratamento com indicações precisas dos exames solicitados, bem como a interpretação das imagens obtidas.

 

A fiscalização das clínicas e institutos de Radiologia tem grande importância no que se refere à qualidade de atendimento ao paciente, visando o exercício profissional de acordo com as normas de biossegurança.


CONTATO

[email protected]


CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834