• Câmaras Técnicas e comissões

  • Câmaras Técnicas e comissões

Câmaras Técnicas

Acesse o conteúdo disponível da área de Câmaras Técnicas:

Câmaras Técnicas e Comissões

As Câmaras Técnicas têm função consultiva, de caráter técnico-científico e de assessoramento direto ao Presidente e à Diretoria Executiva do CROSP sobre assuntos científicos relacionados às suas respectivas especialidades odontológicas. Também elaboram e auxiliam na criação e aprovação de folders e outros materiais de divulgação sobre as ações realizadas nas diversas especialidades/habilitações da Odontologia, além de organizar e promover conferências e fóruns sobre o tema de cada área, entre outros assuntos.

Acupuntura - Apresentação


A acupuntura é uma técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). No corpo humano existem locais mais responsivos a estímulos externos. São chamados de pontos de acupuntura ou acupontos. A distribuição dos acupontos na superfície do corpo se dá ao longo dos meridianos, vias predeterminadas baseadas em escritos conceituais da MTC.


Os pontos de acupuntura são estimulados por vários instrumentos inerentes à técnica: agulhas de acupuntura, ventosa, moxa, podendo, ainda, associar estímulos elétricos ou laser. Ao se inserir uma agulha em um acuponto, o organismo libera substâncias antiálgicas, anti-inflamatórias, ansiolíticas etc. Estudos científicos com número representativo de pacientes já foram realizados – no Brasil e exterior – comprovando a eficácia da acupuntura, principalmente nos casos de dor.


Para o paciente odontológico, os benefícios podem começar antes do tratamento. Poucas sessões são capazes de controlar o paciente ansioso ou com medo de dentista.


A técnica também possibilita o aumento da abertura bucal, o controle da hipertensão arterial, a modulação de algias, inclusive as pulpites, a preparação do paciente para cirurgias estimulando a homeostasia e reparação dos tecidos, podendo, ainda, ser útil controlando a náusea e vômito na hora da moldagem.


Concomitantemente ao tratamento odontológico, a acupuntura apresenta bons resultados nos quadros de disfunção temporomandibular, dores na musculatura facial decorrentes de tensão, nevralgias, paralisias faciais e diminuição de salivação.


Mesmo após o atendimento odontológico o paciente pode se beneficiar da acupuntura. Nos casos de remoção de terceiros molares, estudo científico comparando dois grupos quanto ao consumo de analgésicos no pós-operatório concluiu que o grupo tratado com acupuntura teve menor consumo de analgésicos em comparação com o grupo que não se utilizou da técnica. Outras indicações são alívio da dor após ativação de aparelhos ortodônticos e reversão de parestesias decorrentes de procedimento cirúrgico.

 

 

Campo de trabalho


A Acupuntura em Odontologia traz ainda benefícios na resolução de lesões que podem afetar a cavidade oral, tais como aftas, síndrome da ardência bucal, xerostomia e outras.


O cirurgião-dentista-acupunturista pode atuar em parceria com várias especialidades odontológicas, dando suporte ao paciente e facilitando o atendimento, dentro do conceito das práticas integrativas e complementares à saúde bucal.


Aproximadamente 300 cirurgiões-dentistas são habilitados pelo Conselho Regional de Odontologia para exercer legalmente a acupuntura.


O reconhecimento da prática como especialidade é uma reivindicação antiga da classe, que terá uma oportunidade de se concretizar a partir da reunião da ANEO (Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas), em outubro deste ano. O título de especialista em Acupuntura ampliará as possibilidades do cirurgião-dentista de se colocar no mercado de trabalho, valorizando o profissional perante a sociedade.


Afinal, ter um paciente relaxado, colaborador com sua dor modulada, é a situação ideal. E possível de se conseguir com o uso da acupuntura.


CONTATO

[email protected]


CROSP
Enviar para o WhatsApp

Imprensa

Contatos:

Telefones:
(11) 3549-5550 / (11) 99693-6834