11/6 - O uso de vitamina D para gestantes e crianças pode prevenir cárie dentária?

11/06/2021 às 14:25

A Câmara Técnica de Odontopediatria, a pedido do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), elaborou um parecer técnico sobre a suplementação de vitamina D para gestantes e crianças como ferramenta de prevenção da cárie dentária durante a primeira infância. Boatos em redes sociais sugerem que a substância seria capaz de prevenir a formação de cárie nos primeiros anos de vida da criança.

No parecer, os pesquisadores avaliaram estudos anteriores sobre o uso de dieta suplementar com vitamina D para gestantes e crianças e se a substância seria mesmo capaz de reduzir a ocorrência de cárie e lesões causadas pela doença infecciosa.

O documento conclui, no entanto, que não há evidências científicas até o momento sobre a eficácia do uso de vitamina D ou produtos derivados da substância em gestantes e crianças na prevenção de cárie dentária. Além disso, o parecer diz também que não há evidências suficientes sobre a relação entre níveis de vitamina D no organismo da gestante ou da criança e cárie dentária.

O resultado do parecer técnico pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

11/06/2021 às 14:25

O resultado do parecer técnico pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

Message: A session had already been started - ignoring session_start()

Filename: models/aidax.php